Nossa Senhora da Assunção e São José


SOMOS FAMÍLIA TERESIANA

 

Quem são os Freis Carmelitas Descalços?

Somos religiosos (presbíteros e irmãos) que através da consagração formamos uma família fundada por Santa Teresa de Jesus que, com o providencial e fundamental auxílio de São João da Cruz. Seguindo a inspiração destes dois grandes santos, somos reconhecidos na Igreja como uma família dedicada particularmente à oração (cultivo da amizade com Deus); ou seja, uma comunidade que se propõe viver mais intensamente o mistério da oração cristã e que dá testemunho dele com a sua própria vida, sob a proteção de Maria e a serviço de Jesus Cristo.

 

 


Como vivem os frades?

Santa Teresa entendeu que nesta vida são sempre necessários amigos fortes de Deus, capazes de se comprometer com a edificação do Reino através da sua presença orante e fraterna no meio do povo. Por isso, o carmelita descalço vive fundamentalmente em comunidade e se dispõe a servir a Igreja de Cristo seja na pastoral paroquial, seja em casas de retiros (acompanhamento espiritual, pregação, atendimento às pessoas que vem às nossas casas); servem também acompanhando e colaborando com a formação das monjas carmelitas descalças; além de assumir frentes missionárias, levando a Palavra de Deus em todos os cantos do mundo. 
Assim, a oração incessante que o carmelita descalço é chamado a viver é impregnada também do ideal apostólico, atuando em distintos campos a serviço da Igreja, bem formados e experimentados nas coisas de Deus, como quis nossa fundadora, Santa Teresa de Jesus; e sobretudo, diz-nos ela: “Que ensinem mais com obras do que com as palavras”.

A vida comunitária é um verdadeiro alimento para nossa vocação, pois ela nos impulsiona na vida de oração; a vida de oração, por sua vez, nos impulsiona ao apostolado. Convém recordar que a Santa Madre determinou-se na fundação de comunidades de frades descalços a fim de contribuir com a propagação das vocações de monjas e de frades, mas também para que servissem como verdadeiros missionários, levando o espírito do Carmelo para todos os cantos do mundo como via para a formação e edificação de muitos cristãos e, por isso, ela sempre insistiu que os frades fossem bem formados mas que, sobretudo, conservassem sempre em seus corações e mentes o cultivo da vida interior.

Pontualmente, podemos levar em conta estes elementos fundamentais de nossa vocação:

    Abraçamos a vocação por uma vida doada em obséquio de Jesus Cristo;

    Vida fraterna em comunidade e serviço apostólico;

    Vida de oração sob o modelo dos antigos eremitas do Monte Carmelo e, principalmente, formados e orientados pelo modelo e ensino de Santa Teresa e São João da Cruz;

    Aspirar continuamente a forma mais perfeita de união com Deus;

Em tudo isto buscamos não somente a felicidade que todo ser humano busca, mas, de modo maior, construir a vida feliz que brota do comprometimento com nosso sim. Assim, o Carmelo Descalço propõe que sejamos sempre alegres no Senhor, sendo muito agradecidos por todo o bem que nos fez e faz. Isto implica na verdadeira abnegação evangélica, desapego, reta consciência, perseverança ou, melhor dizendo com a expressão da própria Santa Madre Teresa, determinada determinação; bem como outras tantas virtudes que o próprio Deus infunde, mas que, como dom e tarefa, devem ser alimentados e fortalecidos por seu exercício cotidiano.


Será esta minha vocação?

Primeiramente, é importante saber que nós frades carmelitas descalços não somos monges. A vida comunitária e a vida de oração são características primordiais, mas abraçamos o apostolado como parte indispensável do nosso ser na Igreja, uma vez que esta dimensão foi querida desde nossa fundação.
A leitura da vida de nossos santos, sobretudo de nossa Santa Madre Teresa de Jesus, é especial ajuda nesta tarefa; porém, não limitam o que seja ou deva ser nossa vida, pois este caminho é progressivo na mesma medida em que é fiel ao seu ideal. Por isso, a convivência com os frades é igualmente importante.

 

O discernimento vocacional no Carmelo Descalço se dá por meio da orientação e diálogo franco com os frades indicados para este serviço, mas também com qualquer outro de nós.
Onde posso procurar orientação sobre o Carmelo?

Você pode entrar em contato com os frades que estão nas comunidades formativas
que estejam mais próximas.
 

 

 

 

 

Casa de Oração São João da Cruz
Av. Professor Oscar Pereira, 5119
(51) 3318-5061
Porto Alegre-RS
vocacionalcarmelitaocd@gmail.com    soucarmeloocd@gmail.com

Centro de Espiritualidade Monte Carmelo
Rua Monte Carmelo, 150
(43) 3342-7385
Londrina-PR


Seminário Santa Teresa de Jesus
Rua Coronel Luiz Jose dos Santos, 2459
(41) 3278 9432
Curitiba-PR