Nossa Senhora da Assunção e São José


24 - Pintando nossa vida com Teresa... TER TEMPO PARA ELE!

Livro da Vida 9,4

Centelhas de luz pura, Teresa, são teus olhos...

...enlevados na noite, presos do fulgor. Reluz e se estremece tua alma que tocaram os dedos do Amado vestindo-a de amor...

Sob suas pegadas e sob sua luz caminhemos na Fé Esperança e Caridade ... na pintura do Livro de nossa Vida.

4. Tinha eu este modo de oração: como não podia discorrer com o entendimento, procurava representar Cristo dentro de mim e sentia-me melhor -a meu parecer - nos passos onde O encontrava mais só. Parecia-me que, estando só e aflito, como pessoa necessitada, me havia de admitir a mim. Destas simplicidades tinha eu muitas.

Em especial achava-me muito bem na oração do Horto; ali era o fazer-Lhe eu companhia. Pensava naquele suor e aflição que ali tinha tido. Se pudesse, desejaria limpar-Lhe aquele tão penoso suor, mas recordo-me de que jamais ousava determinar-me a fazê-lo, pois se me representavam os meus tão graves pecados. Ficava-me ali com Ele o mais que me permitiam meus pensamentos, porque eram muitos os que me atormentavam. Muitos anos, a maior parte das noites, antes que adormecesse, quando para dormir me encomendava a Deus, pensava sempre um pouco neste passo da oração do Horto, ainda mesmo antes de ser freira, porque me disseram que se ganhavam muitos perdões. Tenho para mim que assim ganhou muito a minha alma, porque comecei a ter oração sem saber que coisa era e já o costume tão assente em mim me fazia não a deixar, bem como de me persignar para dormir.

 


Frei Ivo vai conosco a pintar.

 

Mais uma vez, nossa amada Santa, nos leva a pensar na infinita bondade de Deus e no quanto Ele nos ama com misericórdia.

É lindo de se ver como ela vai descrevendo o jeito com que devemos cultivar esta “amizade particular” com Deus, mesmo que se saiba o quanto nós somos infiéis e o quanto, por vezes, nos distanciamos de Deus.


                                                      

Teresa, com muita perspicácia e sabedoria nos diz que não entende como nós, sendo maus, não queremos nos aproximar de Deus para deixar com que Ele nos torne bons. Diz Teresa que se nós soubermos encontrar este tempo para Deus, algo de maravilhoso vai acontecer no nosso viver. E ao falar dessa forma, Teresa, com delicadeza, mas com determinação assim nos fala, conversando com Deus:

“Isso acontecerá se eles (os maus) permitirem que estejais (Deus) com eles ao menos duas horas por dia, mesmo que não estejam convosco, mas às voltas com mil cuidados e pensamentos, como eu fazia.”


                                                          

Diante disso que Teresa nos apresenta, olhe o que dizia o Papa Francisco aos sacerdotes de Roma:

“Existe um cansaço do trabalho e isto todos conhecemos. Chegamos de noite, cansados de trabalhar e passamos diante do Sacrário para saudar o Senhor. Sempre é necessário passar diante do Sacrário.

Quando um sacerdote está em contato com seu povo, se cansa, pois o povo tem tantas exigências, tantas exigências! Mas, estas exigências do povo são as exigências de Deus, não é mesmo? Por isso, por mais cansado que um sacerdote esteja, ele nunca pode ir dormir sem passar pelo Sacrário para falar com Jesus. Pode ser até que, por causa do grande cansaço, pode ser que o sacerdote durma na frente do Sacrário. Não importa se dormir. Não. Isso não importa. Fique lá, diante do Sacrário, mesmo que dormindo, pois não importa se você não está olhando para Ele. O que importa, é que o Senhor está olhando para você.”


                                                                   

Simples, maravilhosas e profundas palavras de um Pai para seus filhos.

Palavras de um Papa humano, que sabe ser gente e que entende as pessoas, como gente. Por isso mesmo, entende as pessoas até mesmo nestas limitações e fragilidades que fazem parte da vida de qualquer ser humano.

Mas, ao mesmo tempo, Francisco, insiste, repete e bate nesta tecla: “Encontrem tempo para ficar diante do Sacrário.”

Estas palavras do Papa, servem para todos nós!

Nós também precisamos redescobrir esta arte de saber encontrar tempo para o Amado. Não importa que estejamos cansados, por causa de tantos e tantos trabalhos! Não importa que estejamos desanimados, porque parece que não se tem um retorno de todos os esforços colocados na pastoral.

O que importa é que saibamos encontrar tempo para Ele.


                                                           

E, mesmo que você acabe dormindo diante de Jesus, fique tranqüilo, pois para Ele o importante é que você está ali por causa d’Ele. O importante é de você saber que, mesmo que você esteja dormindo, Ele está olhando para você!

Quantas vezes, uma mãe se coloca junto do berço de seu filhinho e fica ali contemplando aquela criança que dorme tranquilamente, não é mesmo? É um olhar contemplativo de um amor que afaga, que abraça, que envolve.


                                                      

Pois Deus, Jesus tem esse olhar para você, mesmo que você esteja dormindo ou até preocupado demais com tantos e tão diferentes problemas que você tem que enfrentar na vida.

Por isso mesmo, pegue o pincel do amor e desenhe no quadro da sua vida, está linda imagem de alguém que, sempre sabe encontrar tempo para Ele e que, por isso mesmo, aparece na tela, mesmo que dormindo, sendo olhado pelo olhar amoroso do Amado.


                                                 

Teresa nos diz: “Olha que Ele te olha!” Encontre tempo para Ele e deixe que Ele olhe para você.

                                              

Frei Ivo Bortoluz OCD

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

"Com muita perspicácia e sabedoria nos dizes que não entende como nós, sendo maus, não queremos nos aproximar de Deus para deixar com que Ele nos torne bons. Que se nós soubermos encontrar este tempo para Deus, algo de maravilhoso vai acontecer no nosso viver".

Animados por essas palavras alcance-nos de Deus as graças que nos levem a um pleno desabrochar, pintando com alegria e fervor uma nova tela para nossa vida de amizade com Jesus.

Amém.