Nossa Senhora da Assunção e São José


26 - FOTO DE DEUS

Livro da Vida 9,6

“Com sua espiritualidade criativa, Teresa consegue olhar um pouco além daquilo que vê.
Olha para os campos, para as flores, para a água e em tudo isso vai descobrindo e vendo sinais do próprio Deus”.

6. Tinha tão pouca habilidade para representar coisas com o entendimento que, se não era o que via, não me aproveitava nada da minha imaginação, como fazem outras pessoas que se podem servir dela a fim de se recolherem. Eu só podia pensar em Cristo como homem; assim, jamais O pude representar em mim por mais que lesse da Sua formosura e visse imagens. Era eu como quem está cego ou às escuras que, embora falando com uma pessoa e sentindo que está com ela -porque sabe de certeza que está ali, digo que percebe e crê que está ali - não a vê. Desta maneira me acontecia a mim quando pensava em Nosso Senhor. Por esta razão, era eu tão amiga de imagens. Desventurados os que, por sua culpa, perdem este bem! Até parece que não amam o Senhor, porque, se O amassem, folgariam de ver Seu retrato, tal como nos dá contentamento ver o de uma pessoa a quem se quer bem.

 


sempre na companhia do bom pincel de Frei Ivo!

 


                                            

“Se o amassem, gostariam de ver o Seu retrato, como no mundo há prazer em contemplar o retrato daqueles a quem se quer bem.”

Tente ler novamente esta frase de Teresa de Jesus, acima colocada.

Veja como Teresa nos apresenta uma “ferramenta” simples, do dia-a-dia, para podermos entrar em contato com Nosso Senhor.

Veja como Teresa diz que seria muito bom se soubéssemos olhar para um retrato do Senhor e neste olhar, sentir aquela alegria e aquele prazer, assim como sentimos a alegria e o prazer de olhar para a foto da pessoa a quem amamos.


                                            


Quantas vezes na vida, você pára diante da foto de sua querida mãe!

De repente, fazem tantos anos que ela já partiu deste mundo. E, mesmo assim, você se vê olhando para sua foto. É um olhar que vai totalmente além da foto que você está olhando.

É um olhar que “viaja” pelo tempo e que recorda tantos e tão diferentes momentos de sua vida, que você teve a graça de partilhar com esta mulher maravilhosa que Deus lhe deu por mãe aqui na terra.

Tem momentos em que, diante desta foto, você chega a fechar os seus olhos para melhor poder sentir a alegria e o prazer de poder vivenciar aquela visão maravilhosa daqueles momentos inesquecíveis que você passou ao lado dessa mulher.


                                                      

Na verdade, quando se faz esta experiência, após ela, sentimos uma renovação interior. Parece até que algo de novo aconteceu dentro de nós e este algo de novo nos impulsiona para vivermos a vida de um jeito novo e diferente.

Eu diria que a isso se chama de “milagre da contemplação”, pois quando se chega a contemplar a pessoa que a gente ama, através de uma foto, isso significa que nós não paramos naquela foto, mas que fomos muito além dela e que essa contemplação nos levou a um compromisso de viver deste jeito novo e diferente.


                                                    

Assim como acontece isso, também acontece o mesmo em relação ao Senhor!

Quando, ao olharmos para uma imagem do Senhor a quem amamos, nós conseguimos fazer esta maravilhosa experiência de ir bem mais longe do que nossos olhos conseguem ver, aí iremos conseguir tirar frutos desta experiência.

Frutos que nos levam ao compromisso de vivermos de modo renovado e diferente.

Na verdade, quando nós conseguimos chegar a esta contemplação do Senhor, aí acabamos assumindo o compromisso de sermos uma “Foto de Deus” junto das pessoas. Uma foto bonita que atrai, que cativa, que apaixona e que compromete. Uma foto que faz com que as pessoas se sintam animadas, pelo nosso jeito de ser e de viver, a abraçarem este Senhor da vida.


                                            

Veja por exemplo, por que será que a partir do dia 13 de março de 2013, alguma coisa mudou no mundo em relação à Igreja Católica.

Por que será que tantas pessoas voltaram a participar da Igreja e muitas outras, voltaram a se entusiasmar pela Igreja Católica.

Por que será que tanta gente, não católica e muitos outros, até mesmo ateus, por que será que se sentiram atraídos pelo “ares novos” que começaram a se respirar dentro da Igreja.

Acredito que a resposta a todas estas perguntas encontram sua resposta na pessoa do Papa Francisco.

De verdade, com seu jeito de ser e de viver, este homem começou a ser uma linda foto de Deus perante toda a humanidade. Com suas palavras e atitudes, Francisco começou a transmitir uma imagem linda de um Deus que acolhe, que ama, que perdoa, que acaricia e que sempre está pronto a recomeçar uma caminhada que, quem sabe, nós tivéssemos “quebrado” com nossas infidelidades.

Sem medo de errar, sem fanatismo, sem ufanismo, mas com muita alegria e simplicidade, nós podemos dizer: “Francisco é uma linda foto de Deus para os dias atuais dentro da humanidade!”


                                            

E você já pensou que, você também tem esta missão: a missão de atrair, de cativar e de comprometer mais gente com Deus, sendo de Deus uma linda foto para os outros?!

                                             


Pegue o pincel e, com seu jeito de ser e de viver, retrate um lindo quadro onde os outros, vendo você, possam descobrir em você uma linda foto de Deus!

Olhe para você.

Frei Ivo Bortoluz OCD

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

“Se o amassem, gostariam de ver o Seu retrato, como no mundo há prazer em contemplar o retrato daqueles a quem se quer bem.”

Ó Santa Teresa caminhai conosco para daí seguirmos contigo...

Ó Jesus contemplar tua imagem encerra todo o segredo de fixar o olhar do coração na fonte da graça e da verdade sobre todas as coisas, pessoas e acontecimentos. Aumenta em nós Senhor o desejo de encontrar-Te e ser um revelador, uma foto revelada do teu amor e misericórdia a todos que encontrarmos.

Amém.