Nossa Senhora da Assunção e São José


34- MÃE DA DIVINA MISERICÓRDIA

Livro da Vida de Santa Teresa de Jesus (10,6)

"É tempo de caminhar"

MÃE DA DIVINA MISERICÓRDIA!

Devemos tirar forças para servir mais e procurar não ser ingratos; por¬que o Senhor nos oferece esses dons com essa condição, pois, se não usar¬mos bem o tesouro e o elevado estado em que nos põe, Ele voltará a to¬má¬-los, e ficaremos ainda mais pobres; e Sua Majestade dará essas jóias a quem as preze e beneficie com elas a si e aos outros.
Como pode aproveitar e gastar com liberalidade quem não sabe que está rico? É impossível — a meu ver devido à nossa natureza — que tenha ânimo para grandes coisas quem não percebe ser favorecido por Deus; porque, dada a nossa inferioridade e inclinação para as coisas da terra, dificilmente nos desapegaremos de fato, com grande aversão, das coisas da terra se não souber¬mos que partilhamos dos bens celestes. Com esses dons, o Senhor nos dá a força que, pelos nossos pecados, perdemos. Se não tivermos provas do amor de Deus, ao lado de uma fé viva, como poderemos desejar que todos fiquem des¬contentes e se aborreçam conosco e com todas as grandes virtudes que os perfeitos exibem? Carecemos tanto de estímulo que logo acreditamos no que te¬mos diante dos olhos; assim, são esses favores que despertam e fortalecem a fé. Pode ser que eu, por ser tão ruim, esteja julgando por mim, podendo haver outros para quem basta a verdade da fé para fazerem obras muito per¬feitas, enquanto eu, miserável que sou, precisei de todas essas graças.

 


"Voando nas asas da Misericórdia de Deus, lancemos mãos de nosso pincel, sob o farol do Frei Ivo na pintura: pintura da "misericórdia divina em Jesus Cristo é o mais belo que pode existir porque é capaz de nos transformar e de transformar o nosso mundo"...

 

Lendo, refletindo e meditando o que acima está descrito e que nossa mãe Teresa nos deixou, imediatamente “voamos” para junto de nossa querida Mãe Maria e encontramos neste texto uma linda “foto” d’Aquela que foi a escolhida de Deus, para ser a Mãe da Divina Misericórdia.


 

       No canto do Magnificat, Maria exclama: “O Senhor fez em mim maravilhas. Ele olhou para a pequenez de sua serva. Sua misericórdia chega a todos que o temem. Todas as gerações irão me chamar de bem aventurada.”    Maria é aquela que sabe cantar com imensa alegria e com grande gratidão, as misericórdias do Pai! Expressa, manifesta e canta sua gratidão ao Deus das Misericórdias, com aquela simplicidade de alguém que se sente pobre, simples e pequena. Porém, ergue este hino de louvor e de gratidão com a humildade e a verdade de alguém que tem consciência de que o “Todo Poderoso” realizou n’Ela grandes maravilhas.
        Maria é a Mulher da humildade e da simplicidade, porque sempre sabe andar na verdade. 
E Teresa de Jesus nos diz que “humildade é andar na verdade.”
        Maria, esta mulher simples e humilde é a Mãe da Divina Misericórdia.
        

O Documento Conciliar LumenGentium nos diz que “a Igreja aprendeu a ver Maria como testemunha e, ao mesmo tempo como criação especial da misericórdia divina. Só misericórdia, nada de pecado”.  Em Maria vemos o plano original do criador e, ao mesmo tempo, o ser humano redimido. Mesmo num mundo secularizado, Maria continua a ter influência como modelo e ideal do ser humano. Maria é a que corporiza o Evangelho da Misericórdia da forma mais pura e, por isso, mais bela.  E por conseguinte, Maria pode ser vista como um desafio para a Igreja e para o mundo: venerando-a como modelo resplandecente de uma nova cultura da beleza e da misericórdia de Deus.


                   


De fato, podemos caracterizar Maria com toda razão,como modelo de uma cultura renovada da espiritualidade cristã e da misericórdia.
Maria é também misericordiosa intercessora para a Igreja e para os cristãos. É por isso que à mais famosa e conhecida oração mariana, a “Ave-Maria”, acrescentou-se “Rogai por nós pecadores.”
É muito importante que fique bem claro que, tudo isso que falamos a respeito de Maria em relação à misericórdia,não significa que queiramos colocar a pessoa de Maria no mesmo patamar de Jesus Cristo. Não!
O Papa Francisco nos diz que “Maria vive por inteiro da misericórdia de Deus, como todos nós. Maria remete tudo a misericórdia revelada em Jesus Cristo. Maria dá testemunho desta misericórdia. É Maria que nos diz “fazei tudo o que Ele vos mandar.”

 

 

Maria é a Mãe da Divina Misericórdia, não para ser adorada, mas para ser venerada, amada, querida e imitada. Maria nos mostra que a misericórdia divina em Jesus Cristo, é o melhor que nos pode ser dito e o melhor que podemos escutar. Esta misericórdia divina em Jesus Cristo é o mais belo que pode existir porque é capaz de nos transformar e de transformar o nosso mundo, tão carente de paz, de alegria, de ternura, de presença, de bondade.

 


Olhando para Maria, Mãe da Divina Misericórdia, pegue o “pincel” e retrate na “tela” da vida, um lindo “quadro” onde apareçam as obras de misericórdia que, se praticadas, tornam este nosso mundo um pouco mais doce e mais fraterno.
Afinal de contas, nossa querida Santa Teresa nos diz: “Obras quer o Senhor! E é preciso pregar com obras!”

Frei Ivo Bortoluz - OCD

                                                       

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         
Ó Santa Teresa caminhai conosco 
para daí seguirmos contigo...
“É impossível — a meu ver devido à nossa natureza —
que tenha ânimo para grandes coisas quem não percebe ser favorecido por Deus...” 
Dá-nos Senhor o desejo de buscar continuamente,
com grande ânimo, a vossa misericórdia na qual estão encerrados
todos os tesouros das graças e favores do Vosso amor e bondade.
“Maria vive por inteiro da misericórdia de Deus, como todos nós.
Maria remete tudo a misericórdia revelada em Jesus Cristo.
Maria dá testemunho desta misericórdia.
É Maria que nos diz “fazei tudo o que Ele vos mandar.”
Dá-nos Senhor pela intercessão de Nossa Senhora
e Santa Teresa experimentar e dar sem medidas
os benefícios que emanam de um coração misericordioso
e reconhecido de que tudo nos vem das Vossas mãos
para o nosso bem. Amém.
 
Santa Teresa de Jesus: rogai por nós.
Amém