Nossa Senhora da Assunção e São José


79 - A MISERICÓRDIA NUNCA NOS ABANDONA!

Livro da Vida 14, 10

 

 Ó Senhor e Bem meu! Não posso falar isso sem lágrimas e com grande júbilo na alma! E quereis, Senhor, estar assim conosco, e estais no sacramento, onde com certeza permaneceis, pois assim é - e com acerto podemos fazer essa comparação; e, se não perdermos a Vossa companhia por culpa nossa, poderemos deliciar-nos Convosco e tereis prazer conosco, pois dizeis ser Vossas delícias estardes com os filhos dos homens. Ó Senhor meu! Que é isso? Sempre que ouço isso, tenho grande consolo, até quando eu estava muito perdida. Será possível, Senhor, que haja uma alma que, tendo chegado a esse ponto e recebido de Vós tamanhas graças e alegrias, tendo compreendido que Vos deliciais com ela, volte a Vos ofender - esquecendo tantos favores e mostras tão grandes do Vosso amor, de que não se pode duvidar, pois são vistas claramente na obra que fazeis? Sim, por certo há, e que não Vos ofendeu uma, mas muitas vezes: essa sou eu. E queira a Vossa bondade, Senhor, que seja só eu a ingrata, a que fez tantas maldades e teve uma ingratidão tão excessiva. Porque de mim algum bem Vossa infinita bondade já tirou e, apesar de o mal ser maior, mais resplandece o grande bem de Vossas misericórdias. E com quanta razão eu as posso cantar para sempre!

 

A misericórdia de Deus neste tempo da Páscoa nos ilumina e esclarece para caminharmos com confiança na Bondade de nosso Criador, Redentor e Senhor! Com confiança e esperança, escolhamos nosso melhor pincel para seguirmos as indicações de nosso amigo e irmão Frei Ivo, na pintura da tela de nossa vida.

 

    Através do texto de Santa Teresa, acima colocado, mais uma vez, nossa Santa, nos diz que Deus nunca nos abandona, mesmo no meio da imensidão de nossos pecados. Teresa chega a dizer que ela foi tão ingrata com Deus, a esse Deus que a compreendeu e perdoou em tantas oportunidades.
    Na verdade, mais uma vez Teresa canta e louva a misericórdia de Deus! E quanto mais ela reconhece a misericórdia de Deus, tanto mais pecadora ela se sente. A misericórdia de Deus faz com que Teresa nunca desanime diante do pecado, mas se sinta feliz por poder sentir e experimentar essa infinita misericórdia do Pai.

 


    O Papa Francisco, na Festa da Divina Misericórdia dizia na sua homilia: “Na Festa da Divina Misericórdia, o anúncio mais encantador chega através do discípulo atrasado. Só faltava ele, Tomé. Mas o Senhor esperou por ele. A Misericórdia não abandona quem fica para trás.
    Diante deste sentimento da incredulidade medrosa dos apóstolos, Jesus volta para o meio deles para anunciar que Deus não se cansa de estender a Sua mão e para nos levantar. E esta mão é precisamente a misericórdia. Deus não é um patrão que quer ajustas as contas conosco. Deus é o Pai que nos levanta”.

 

 

    E Francisco dizia: “Nesta Festa da Divina Misericórdia, precisamos entregar nossas misérias ao Senhor. 
    E citando Santa Faustina, Francisco recordava o que Jesus tinha dito a esta santa: “Eu sou o amor e a Misericórdia em pessoa. Não há miséria que possa superar a minha misericórdia. Uma frase que surpreendeu a santa foi quando Cristo pediu que ela oferecesse aquilo que é verdadeiramente seu – e nosso também – a sua miséria”.
    E o Papa continuou dizendo: “Também nós precisamos nos perguntar se somos capazes de apresentar ao Senhor as nossas quedas ou, quem sabe, exista algum pecado, remorso, ferida ou rancor que guardamos dentro de nós. O Senhor espera que levemos a Ele as nossas misérias, para nos fazer descobrir a sua misericórdia.
Junto dos discípulos, Jesus mostra as suas chagas e pede que Tomé as toque, assim descobrindo amor. Tomé, que chegara atrasado, quando abraça a misericórdia, ultrapassa os outros discípulos: já não acredita só na ressurreição, mas também no amor sem limites de Deus. E faz a profissão de fé, mais simples e mais bela que existe: “Meu Senhor e meu Deus”.

 

 

    Na Festa da Divina Misericórdia, o anúncio mais encantador chega através do discípulo mais atrasado. Só faltava ele, Tomé. Mas o Senhor esperou por ele. A misericórdia não abandona quem fica para trás.
    Pense bem nesta realidade. Temos que, com humildade, aprender a entregar para Deus as nossas misérias, os nossos pecados. O amor misericordioso de Deus é infinitamente maior do que todos os nossos pecados. Nós precisamos entender que Deus nos entende sempre, mesmo no meio de nossas misérias.
    Pegue o pincel e retrate na tela de sua vida esta cena que se encontra no evangelho de Jesus. Retrate o abraço misericordioso de Deus Pai. Mas retrate esta cena, colocando no lugar daquele jovem,  a sua pessoa, você mesmo nos braços misericordiosos de Deus Pai!


        
        

Frei Ivo Bortoluz OCD 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

Teresa, mãe amada dignai-vos assistir nossos dias,
interecedendo junto a Deus por nós...      

“ Ó Senhor e Bem meu! Não posso falar isso sem lágrimas e com grande júbilo na alma! E quereis, Senhor, estar assim conosco, e estais no sacramento, onde com certeza permaneceis, pois assim é - e com acerto podemos fazer essa comparação; e, se não perdermos a Vossa companhia por culpa nossa, poderemos deliciar-nos Convosco e tereis prazer conosco, pois dizeis ser Vossas delícias estardes com os filhos dos homens". Suplicamos Senhor Vós que permaneceis vivo no Sacramento e a cada dia sobre a voz de Vossos sacerdotes te fazes presente em nossas Igreja, conduzindo com Vosso amor a história da humanidade nesses tempos difíceis e nossa história pessoal; faze que sejamos as tuas mãos a consolar e fortalecer os nossos irmãos e irmãs, para tempos melhores. Amém.