95- TRÊS PILARES
Para não me cansar, resumo: o princípio de todos os bens está no fato de as flores ficarem num ponto em que não lhes falta quase nada para desabrochar. A alma vê isso com muita clareza e de maneira alguma vai se convencer de que Deus não esteve com ela, até voltar a se ver com falhas e imperfeições, passando então a temer tudo. E é bom que tema, embora haja almas que se beneficiam mais em ter certeza de serem favorecidas por Deus do que com todos os temores que possam surgir em si; porque, se for naturalmente amorosa e agradecida, a memória da graça recebida a faz voltar mais a Deus do que a lembrança de todos os castigos do inferno. Ao menos comigo, embora eu seja tão ruim, isso aconteceu. Os sinais do bom espírito vão ser revelados, mas, como me dá muito trabalho discernir com clareza todos eles, não o faço agora. Creio que, com o favor de Deus, perceberei algo disso; porque, além da experiência, que muito me tem feito aprender, tenho obtido informações de alguns letrados muito eruditos e de pessoas muito santas, que merecem receber crédito. E que as almas, quando chegarem aqui pela bondade do Senhor, não fiquem tão fatigadas, quanto eu fiquei. |
Com bons pincéis às mãos, animados pela graça de Deus e na companhia de nosso amigo e irmão Frei Ivo, deslizemos cores vivas na nossa tela, seguindo com atenção as dicas |
Olhando para o texto que nossa Santa nos deixou e que está ali acima colocado, dá para sentirmos de como Teresa nos aponta um modo de caminharmos no nosso relacionamento com Deus. a) PRIMEIRO PILAR: Existem momentos em nossa caminhada que precisamos viver a alegria de sentirmos sempre a presença de Deus. Podemos dizer que são os momentos “GLORIOSOS” que devemos saborear e vivenciar. No dizer de uma querida Santa do Carmelo, são “mimos” de Deus para conosco.
b) SEGUNDO PILAR: Existem momentos em que sentimos as nossas limitações, as nossas falhas e os nossos pecados. Nestes momentos precisamos ser muito “espertos” para não cairmos nas garras do tentador.
a) TERCEIRO PILAR: Uma terceira coisa que podemos concluir do texto de Teresa acima colocado, é que precisamos saber “Viver o Santo Temor de Deus”, mas nunca “ter medo de Deus.”
Olhe bem para estes “TRÊS PILARES” e a partir do que Teresa de Jesus nos ensina, pegue um pincel e retrate na tela de sua vida, esta fantástica pintura onde aparecem em destaque estes três pilares que vão orientando a sua caminhada com Deus e para Deus.
|
Santa Madre Teresa, assisti-nos na nossa busca "...o princípio de todos os bens está no fato de as flores ficarem |