escudo carmelo
 

vocacao carmelita
 



Home | Você                               

Você é muito importante !!!
 

Nesse momento que você está buscando a definição da sua vocação é muito comum existirem diversas dúvidas. É importante você saber que isso além de normal é muito saudável.

Normal porque, acredite no que estou falando, isso acontece com todas as pessoas. Saudável porque isso demonstra que voce realmente quer "fazer parte de alguma coisa", demonstra sua vontade de se realizar.

Entretanto nessa fase não possuimos todas as informações necessárias para uma decisão mais firme. Além disso a pressa, a correria do dia-a-dia e também nossa insegurança atrapalham bastante esse processo.

Perceber que a descoberta da sua vocação é um processo e não uma coisa mágica certamente irá provocar em você uma relativa calma muito nessária aqui. Além disso é muito importante saber que você é muito importante para Deus e Ele, até mais do que você, quer ver você feliz ao lado Dele vivendo plenamente tudo o que Ele planejou para você.

Importante saber também que essa descoberta não dependerá somente de você. Mesmo você sendo o principal agente, é importante saber que serão necessários também a ajuda de outras pessoas, de um bom ouvido, de uma boa percepção das suas experiências vividas e principalmente da ajuda de Deus. Sem Deus.... se não for para Ele e com Ele nada vale a pena.

O objetivo aqui é ajuda-la(o), através de alguns esclarecimentos, a se situar melhor nesse contexto.

Um de nossos frades, o Frei Davi, foi muito feliz ao comentar, em uma de suas homilias, que tanto o céu quanto o inferno começa já nesse mundo. Sem querer se aprofundar muito nessa frase basta dizer que a escolha correta de sua vocação certamente irá trazer a você muitas alegrias e fará com que sua estadia nesse mundo passageiro seja mais agradável e proveitoso para Deus, para você e, é claro, para seus irmãos.

Vamos imaginar que existe uma escada para chegar ao céu. Uma escada com vários degraus. Talvez a quantidade de degraus varie para cada pessoa ou talvez Deus, por sua infinita misericórdia, aceite também as pessoas que não viveram os degraus necessários, mas é certo que para todos nós existam pelo menos quatro.

Adianto que a certeza de sua vocação se dará no quarto degrau. Portanto é necessário agora que saibamos um pouco dos três primeiros. Não irei falar do quarto pois essa tarefa é sua. Somente você poderá descrever a beleza desse degrau pois ele foi feito exclusivamente para você. O quarto degrau é único para cada um de nós. Mesmo escolhendo profissões semelhantes nós as exercemos de forma individual e exclusiva.

Apesar desses degraus serem para todas as pessoas independente de religião vou me restringir aqui apenas para aquelas(es) que são católicas(os) e que estão pensando em viver como religiosas(os). Peço a Deus que as demais pessoas entendam a minha escolha e que também aproveitem esse conteúdo.

PRIMEIRO DEGRAU:

O primeiro Degrau é aquele que se encontra todos os batizados. Isso mesmo, basta estar batizado para se chegar no primeiro degrau.

As pessoas que aqui estão são facilmente reconhecidas por uma caraterística comum: "Pedir". Elas pedem de tudo: um emprego melhor, uma boa saúde, mais dinheiro,um carro do ano, pedem também felicidade, paz, amor, etc.

Outra característica quando estamos aqui é a nossa profunda certeza de que realmente merecemos tudo isso pois afinal de contas "nunca fizemos mal a ninguém".

Aqui, nesse degrau, se temos a pretenção de ser religiosa, por exemplo, é possível vir a mente uma extranha certeza de que seremos a melhor de todas. Vemos os defeitos de todos e comparamos com nossas "incríveis" qualidades e chegamos a conclusão de que o mundo será bem melhor quando pudermos exercer nossos "super-poderes".

Aqui, como disse com muita propriedade a Glória Polo, Deus é visto como um caixa eletrônico: basta rezar um pouco e depois ir "sacar as recompesas" no caixa que é Deus. Quando não somos atendidos vem a revolta e a tristeza. Não compreendemos o porquê que mesmo sendo tão bons, mesmo pedindo coisas boas como a cura de alguém não somos atendidos.

Nesse estágio não temos a exata noção de quem somos, possuimos muitas idéias formadas sobre tudo e acreditamos saber o suficiente sobre o bem e o mal.

Entretanto alguns de nós acabamos percebendo as inúmeras graças e presentes de Deus e é nessa percepção que acabamos entrando no segundo degrau.

SEGUNDO DEGRAU:

Por incrível que pareça, apesar de estar ainda no início da caminhada, descobrir e viver nesse degrau é muito bom. Aqui já podemos ver como Deus é infinitamente bom por nos dar tantas alegrias mesmo sendo ainda apenas o segundo degrau.

A característica comum das pessoas que chegam até aqui é: "Agradecer".

A consciência das graças de Deus nas nossas vidas começa a nos transformar. Agora já temos uma noção um pouco melhor sobre nossa posição em relação ao outros e também em relação à Deus.

Ao invéz de comparar-mos com os outros começamos a se comparar com nós mesmos. Nossos olhos se abrem e começamos a ver como somos pequenos e mesquinhos, como na verdade só nos preocupamos conosco. Lembramos que até mesmo quando pedíamos pela cura daquela pessoa o verdadeiro sentimento que nos movia era a vaidade e o comodismo.

Começamos a notar que existem muitas pessoas, que apesar de terem mais méritos que nós, possuem menos. Vemos que, na verdade, Deus nos deu muito mais do que pedimos. Notamos as inúmeras situações de perigo que fomos salvos pela graça e misecórdia do nosso querido e amado Deus.

Posso dizer, no bom sentido, que nessa faze somos um pouco "egoístas". Digo isso porque aqui experimentamos um profundo auto-conhecimento que ocupa grande parte do nosso tempo. Assim passamos a maior parte do dia vendo a nós mesmos e também a Deus.

Uma das grades graças que existem nesse degrau é que começamos a dialogar com Deus. Agora de uma forma mais sincera e humilde. Nossa oração passa do "pedido" para o "louvor".

Se aproveitarmos bem esse degrau começaremos também a ter mais intimidade com Nossa Senhora e com nosso anjo da guarda. Como é bonito e gostoso ver o amor de Nossa Senhora!

De tanto agradecer e ver como na verdade possuímos tantos bens passamos para o terceiro degrau.

TERCEIRO DEGRAU:

Um "observador destreinado" poderia pensar que aqui já é o Céu tamanha a alegria que nos é concedida nesse estágio.

A característica comum das pessoas nesse degrau é: "Partilhar"

Quando vemos a quantidade de coisas que temos em comparação com tantos que muito pouco possuem sentimos o desejo de dividir. Não estou falando somente de dinheiro. Isso nem tem muita importância aqui. Estou falando principalmente de saúde, de alegria, de tempo. Quando vemos que ouvir é melhor que falar, por exemplo, emprestamos nossos ouvidos para os outros e quantas são as vezes que esse simples gesto ajuda e muito um irmão que precisava tanto desabafar.

Começamos a querer vivem em comunidade e também a ser menos exigentes com os outros pois sabemos que também somos imcapazes. Começamos a querer nos aperfeiçoar não especifamente para nós mas para os outros. Começamos a enxergar que exitem mais pessoas no mundo além de nós mesmos e vemos como são belos os dons e habilidades dos nossos irmãos.

Uma grande graça que é concedida aos que estão aqui é a capacidade de se alegrar com os outros. Ao invés de ficarmos contentes somente com as graças que nos são dadas ficamos inda mais felizes pelas que são consedidas aos nossos irmãos. Isso, eu digo com sinceridade, é uma das melhores graças que podemos receber. Quando conseguimos viver assim, dou um exemplo, se existem 7 pessas que conhecemos e que conseguem alguma graça ficamos 7 vezes felizes.

Nada é conseguido sem a ajuda de Deus, mas até aqui é necessário muito esforço de nossa parte. No entanto, ao vermos como somos pequenos e ao mesmo tempo como existem muitos que possuem muitas habilidades até mesmo maiores que as nossas, passamos a ter uma impressão totalmente contrária daquela do primeiro degrau: Vemos que devido as nossas inúmeras imperfeições somos incapazes e que não merecemos nenhum trabalho ou posto na sociedade.

Essa percepção de incapacidade pode ser vista equivocadamente também no primeiro degrau. Porém, lá ela nos dá um sentimento de auto piedade e angústia. Aqui, é até difícil de descrever mas, como já aprendemos a ser mais humildes, vemos isso com uma profunda naturalidade pois percebemos que nada conseguimos sem a ajuda de Deus. Vemos que realmente precisamos de Deus e dos outros para nos realizarmos e isso é acompanhado de uma profunda paz e sentimento de gratidão a Deus por nos permitir a Vida.

É aqui, quando já não somos mais capazes de seguir a diante que Deus vem em nosso auxílio e nos transforma, nos dá a oportunidade de servirmos aos outros através de uma "profissão". Ou seja, ele nos apresenta a nossa verdadeira vocação.

Viver essa vocação dada por Deus é estar no quarto degrau. Pedindo, louvando, agradecendo, partilhando as graças de Deus em nós para os outros e para Deus.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O objeivo maior de mostrar resumidamente esses degraus a você é para que você tenha a oportunidade de viver e expirementar esses degraus antes de escolher, talvez de forma precipitada, a sua vocação.

Peço que você não tenha pressa. Note que é Deus quem irá ajudá-la e falar para você qual o seu papel em sua criação. É justo que você de a oportunidade Dele poder falar contigo. Para isso é importante passar por todas essas etapas. Assim, tenho certeza, que você irá economizar tempo apesar de parecer ao contrário.

O processo de descoberta da sua vocação também é um ótima oportunidade para você se conhecer e exercitar sua confiança em Deus.

Desejo que Deus lhe conceda muita sabedoria para que a sua decisão seja acertada.

Deus abençoe você nessa caminhada.

Com carinho,

Monjas Carmelitas.

 
 
 
              Formação  
      Você   Carisma   Testemunhos  
  INÍCIO   O Carmelo   Espiritualidade   Nossa Casa  
  Como Tudo
Começa...
  A Vocação
Religiosa
  Clausura   Contato  
 

Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José
Comunidade das Irmãs Carmelitas Descalças - Monjas Contemplativas

Rua Joaquim Silveira da Mota 540 - Guabirotuba - CEP: 81520-280
Curitiba - Paraná - Brasil.
Fone: (41) 3296-9711