Nossa Senhora da Assunção e São José


Família Teresiana

Entendemos por carisma de uma  família  religiosa, um dom que Deus faz à Igreja através da experiência pessoal de um fundador, que, o acolhendo, encarna-o e o faz vivente. Trata-se sempre de um modo concreto de colocar em prática o Evangelho, segundo uma particular forma  de vida. O Espírito Santo, depois, mediante a ação e o testemunho do fundador, atrai a outras pessoas para que participem do mesmo carisma e adaptem seus elementos fundamentais às diversas situações históricas e culturais nas quais se difunde.

O Carmelo Teresiano expande-se ao longo da história em formas de vida múltiplas e complementárias. Sua expressão mais natural e completa se encontra nos três ramos da Ordem: as monjas, os frades e os seculares. As três vivem o carisma de formas diferentes.

A realidade multiforme da família carmelitana pede para entrar em uma relação estreita entre monjas, frades e leigos, que torne fecunda sua  complementaridade. A partilha entre os membros dos três ramos é fonte de enriquecimento mútuo e de nova vitalidade. Por outra parte, a diversidade de formas de vida no interior do Carmelo Teresiano permite distinguir e pôr em relevo o modo específico com que cada grupo  expressa o carisma da amizade com Deus: as monjas na oração incessante e na abnegação evangélica ao serviço de  Cristo  e da Igreja; os frades em uma vida mista de oração e apostolado, e os leigos com o testemunho profético e o compromisso da vida familiar e do trabalho. (Declaração sobre o Carisma Carmelitano-Teresiano, n°20,  51 e 52)

Fazem parte também desta grande família aqueles que sentem o chamado a viver segundo a espiritualidade do Carmelo Descalço como a Confraria e o Grupo de Oração Teresiana – GOT.